sábado, 5 de abril de 2008

27/03/08

Hoje consegui uma entrevista em um restaurante, aqui na esquina da minha atual casa, em Collaroy. A gerente é uma brasileira de 18 anos que já esta aqui a 1 ano. O nome do restaurante é “O Galo”. A primeira vista era de uma lanchonetezinha agradável que vendia lanches, uns tipos de saladas, peixes e frango. Conversei com a gerente alguns detalhes do trabalho, e na hora já passei pro outro lado do balcão pra começar a trabalhar, pois eles estavam realmente precisando de funcionários e eu não podia perder a chance de pegar experiência com uma brasileira me ajudando.
Ao entrar as 5 horas da tarde já comecei a limpar as bancadas onde os lanches eram feitos, os vidros da geladeira de refrigerante, espelhos, enfim, tudo que podia passar pano eu passei.
Mas o lugar tava tão cheio que logo já comecei a fazer lanches: fritar frango aqui, colocar pão com queijo ali, colocar batata pra fritar, pega peixe de um lado, coloca de outro, aí corre pra sala gelada pra pegar um peixe, volta, limpa, lava, varias coisas ao mesmo tempo. Claro que me impressionei com a limpeza do lugar, ou melhor, a falta de limpeza que tinha em todo lugar, e então decidi que não comeria mais em restaurantes, pois isso pelo que eu já sabia, era normal em todos os lugares, na verdade esse ainda tava limpinho, pois só vi uma barata durante as horas que trabalhei.
O dono do restaurante apareceu por lá e como viu que haviam duas novas funcionarias naquele dia, resolveu mandar lavar o restaurante todo na hora de fechar.
No restaurante trabalha a Mayara, a gerente, o Steven, um indiano bem simpático que já estava com a maior paciência comigo pois eu perguntava varias coisas pra ele e ele ensinava com a maior calma, e ainda me corrigia quando eu falava alguma coisa errada, e a Jéssica, outra brasileira que começou no mesmo dia que eu.
As horas passaram super rápido e logo o restaurante já estava fechado. Trabalhei 5 horas na maior correria mas a pior parte estava por vir, a faxina final: tem que tirar todas as comidas, levar pra sala gelada, limpar todos os vidros do balcão, todas as prateleiras, a chapa, o forno de assar frango, enfim tudo, pra depois limpar o chão. O chão não usa água como aí no Brasil faríamos. Aqui joga um produtinho, esfrega com a vassoura e depois limpa com uma espécie de vassoura de pano (aquelas que a gente vê o povo do Mc Donalds limpando o chão), agora imagina limpar o chão de um restaurante todo engordurado só assim? Ficou bem meia boca, mas quem olhava de longe até achava que tava tudo super limpo, mas eu ainda estava com as minhas duvidas. Cheguei em casa podre, agora deu pra notar que realmente não é brincadeira, é trabalho pesado mesmo, sem frescura, sem nojo, sem fraqueza, mas estava feliz pois tinha um emprego.